Setembro Amarelo é um movimento, uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Idealizada ainda no final de 2014 por diversas entidades, entre elas o CVV (Centro de Valorização da Vida), teve sua primeira edição em 2015. A cor “amarela” é usada mundialmente como referência direta ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

Ao longo desses anos, tem sido possível observar uma evolução na conscientização da sociedade como um todo em relação ao assunto, com quebra de tabus e a abertura para se conversar abertamente sobre suicídio em diferentes ambientes sociais, como dentro da família, nas empresas, imprensa e poder público.

Qualquer pessoa (física ou jurídica) pode participar do Movimento. Mais do que simplesmente iluminar locais públicos ou chamar a atenção com ações de impacto, o CVV entende que o Setembro Amarelo deve ser uma oportunidade para se tratar do tema suicídio de forma ampla e consciente, por meio de palestras, debates, simpósios, publicações na imprensa e outras formas de criar um ambiente de conhecimento e esclarecimento.

Em 2023, no 9º ano da Campanha, o CVV definiu o tema “Acolher é cuidar” para lembrar a importância de oferecer acolhimento, um olhar compreensivo e não julgador, colocar-se à disposição para conversar amigavelmente com quem pede ajuda ou demonstra precisar de ajuda ao nosso lado.

Seja parte dessa mudança. Promova a conversa sobre a prevenção do suicídio.

 

Ações setembro amarelo

Fique por dentro das atividades do CVV e da Campanha Setembro Amarelo em todo o Brasil.

Saiba mais

Centro de valorização da vida – cvv

O CVV é uma das ONGs mais antigas do país. Fundado em São Paulo em 1962, atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio pelo telefone 188, e também por chat, e-mail e pessoalmente.

Saiba mais

Prevenção do suicídio

Segundo estudo da Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, já pensaram em dar um fim à própria vida e, desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano. Em muitos casos, é possível prevenir para que esses pensamentos suicidas não se tornem realidade.

Saiba mais

Participe

Convidamos você a acessar nossa página de downloads e baixar materiais exclusivos para divulgar o Setembro Amarelo em suas redes sociais, comunidade ou local de trabalho. Compartilhe mensagens de apoio, informação responsável e faça parte desta rede de prevenção para alcançar aqueles que mais precisam.

Lembre-se, suas ações podem ajudar a salvar vidas. Ao compartilhar esses materiais, você está espalhando a conscientização e mostrando que a prevenção do suicídio é um assunto que merece atenção de todos.

Baixar agora

Siga no YoutubeSiga

Acolher, Setembro Amarelo 2023

Setembro Amarelo 2018

André Trigueiro

Prevenção do suicídio para além do Setembro com Neury Botega e Cleisla Garcia

Acompanhe também em...
FacebookTwitterTiktok